RSS

Vídeos interessantes

Trazemos alguns vídeos legais que falam sobre o nosso assunto: Resíduos Sólidos
http://www.youtube.com/watch?v=1AQYpCPDcFA&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=WK6TOq5Y0vk&feature=related

A saúde pública e a preservação do meio ambiente são os dois pontos fundamentais da problemática dos resíduos sólidos que justificam a busca de soluções adequada

Importância Sanitária do lixo

Do ponto de vista sanitário, assinalamos que a importância do lixo como causa direta de doenças, não esta bem comprovada, porém como fator indireto, o lixo tem grande importância na transmissão de doenças através de vetores como moscas, mosquitos, baratas e roedores, que encontram no lixo alimento, abrigo e condições adequadas para proliferação. Os organismos patogênicos, em geral são pouco resistente às condições do meio exterior.

Importância Socio-econômica.

As vantagens sócio-econômicas, podem ser encaradas como decorrência da solução dos problemas de ordem sanitária, qual seja, o aumento da vida média do homem, quer pela redução da mortalidade, quer pela redução de doenças. Abaixo, outros fatores relacionados com a questão sócio-econômica:

  1. possibilidade de reutilização ( reciclagem);
  2. produção de composto orgânico
  3. obtenção de energia térmica através da incineração;
  4. produção de ração animal;
  5. aterros sanitários;
  6. aproveitamento do metano

O Cenário do Resíduos Sólidos no Brasil

De acordo com os dados do IBGE, em 2002, estimulou-se que são gerados no pais perto de 157 mil toneladas de lixo domiciliar e comercial por dia, entretanto 20% da população brasileira ainda não contam com serviços de reciclagem regular

Exposição

Algumas fotos de como está agora o nosso estande de exposição


Lixões e Aterros Sanitários

Existe uma grande diferença entre lixões e aterros sanitários, lixões é uma forma primitiva que muitas cidades ainda usam em que o luxo é depositado sem tratamento algum causando assim, por haver não só resíduos sólidos, mais como também resíduos orgânicos, chamando a atenção de animais e pessoas que não tem com o que ganhar a vida e passa a sobreviver dos lixões e do que está armazenado lá.

Aterro sanitário é uma saída muito mais considerável de onde vai ser depositado o nosso lixo que é tratado com técnicas de sanitárias e tratamento no solo para receber esse lixo sem causar problemas para o meio ambiente. O lixo é deposita, falando de uma forma mais básica, dentro de um buraco de terra e depois se coloca terra em cima, faze, assim, o lixo não fica exposto ao sol e animais, até mesmo de pessoas, pois sabemos, uma coisa que já foi postada nesse mesmo blog que o lixo depositado de forma inapropriada pode causar doenças à população.
Hoje sera realizado em nossa escola C.E.M 414 a última parte do nosso projeto que é a exposição, é uma parte super importante por está mostrando além da teoria mostraremos também na pratica, com exemplos de objetos que podemos criar com lixo, residuos solidos e tudo o que possamos imaginar.
Daqui da sala de informatica da escola postaremos fotos de como está as expossiçoes, não só da nossa turma como também das outras.
Aguardem... Mais enquanto as novidades não vem, vamos falar um pouco mais do nosso assunto

Diferenças entre Reaproveitamento e Reciclagem

Muitas pessoas ainda pensam que reaproveitamento e reciclagem é a mesma coisa, porém há uma diferença ernorme entre os dois.
Reciclagem é você pegar algo já usado e transforma-lo em outro objeto, como por exemplo pegar uma garrafa pet e transforma-la em outro objeto de plastico
Reaproveitamento é pegar uma coisa quebrada ou estragada e conserta-lo, reutiliza-lo.

Nos sabemos que muitas pessoas vivem disso nos lixões e são pessoas extremamente pobres mais também extremamente talentosas por criar coisas tão legais que para nos é apenas sucata. Apesar do que eles fazem é super interessante nao podemos esquecer que o que eles fazem também é arriscado por estarem convivendo proximo ratos e outros animais que possam trazer doenças para essas pessoas.
Claro, se você quiser pode fazer a sua propria reciclagem e reaproveitaento ou colocar aquilo que você sabe que pode ser reaporveitado ou reciclado em sacolas diferentes e entregar em pontos onde eles recebem isso e passam para essas pessoas talentosas para que elas possam criar e sobrebviver sem se por em risco!

Repensar e Recusar

Repensar os hábitos de consumo e descarte
Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Prefira embalagens de papel e papelão. Utilize lâmpadas económicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.


Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia.
Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!


Junto com outros Rs postados anteriormente formamos assim, os 5Rs.


Fontes: http://www.docelimao.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=650:os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao&catid=62:educacao&Itemid=82

É ISSO QUE ESPERAMOS DA NOSSA CIDADE?

"SE NÃO É ISSO QUE VOCÊ ESPERA DE NOSSA CIDADE, COMECE A MUDAR A SI MESMO!"

“A toda hora jogamos fora alguma coisa que não queremos. Muita comida nós descartamos. Tantos com fome... Como podemos?”



Aqui, no Brasil, o que chamamos de lixo geralmente é entendido como o “resíduo sólido”, aquilo que sobra e não é líquido ou gasoso. Logo, um pote de plástico que sobra depois que eu tomo um iogurte é lixo, certo? Se eu o jogar no cesto, misturado com todo o lixo do dia, sim, é lixo. Mas, se eu o separar com outros plásticos, para que seja reciclado, talvez. E se eu, ainda, aproveitá-lo para fazer um porta-lápis ou um corpo de boneca ou robô!


Cidade Sustentável

Se o projeto é: Cidade Sustentável primeiramente temos que analizar o que é primordial para que de fato alguma mudança ocorra em nossa cidade!


Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta.
Desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.

Sugestões para o desenvolvimento sustentável:

- Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc;
- Coleta seletiva de lixo;
- Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
- Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
- Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.
- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
- Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis;
- Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô);
- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro;
- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);
- Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas;
- Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais;
- Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos;
- Manutenção e preservação dos ecossistemas.
- Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.


Estas são apenas algumas sugestões para que o ser humano consiga estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.


Parar a incineração? SIM ou NÃO?

Um dos métodos de acabar com os resíduos sólidos é a incinerarão, mais fica a questão, a incineração é realmente um bom método para acabar com o lixo?

Queimar já foi considerado o método mais eficiente de acabar com o lixo, seja ele de origem doméstica ou industrial. Entretanto, com o avanço da industrialização, a natureza dos resíduos mudou drasticamente. A produção em massa de produtos químicos e plásticos torna, hoje em dia, a eliminação do lixo por meio da incineração um processo complexo, de custo elevado e altamente poluidor. Longe de fazer o lixo desaparecer, a incineração acaba gerando ainda mais resíduos tóxicos, e tornando-se uma ameaça para a saúde pública e o ambiente.



E você? Acha correto a incineração?

OS 3 Rs PARA CONTROLE DO LIXO

Os 3Rs para controle do lixo são REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Reduzindo e reutilizando se evitará que maior quantidade de produtos se transformem em lixo. Reciclando se prolonga a utilidade de recursos naturais, além de reduzir o volume de lixo.


EXEMPLOS:

a) Cacos de vidros são usados na fabricação de novos vidros, o que permite a economia de energia.

b) O reaproveitamento do plástico ajuda a poupar petróleo e, portanto, dinheiro.

c) Reciclar Papel, além da economia, significa menos árvores derrubadas.

REDUZIR:

Reduzir o lixo em nossas casas, implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis, que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.

REUTILIZAR:

Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplos :

a) reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos;

b) reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário;

c) aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados;

d) instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis.

RECICLAR:

Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.

Três setas compõem o símbolo da Reciclagem, cada uma representa um grupo de pessoas que são indispensáveis para garantir que a reciclagem ocorra. A primeira seta representa os produtores, as empresas que fazem o produto. Eles vendem o produto para o consumidor, que representa a segunda seta. Após o produto ser usado ele pode ser reciclado. A terceira seta representa as companhias de reciclagem que coletam os produtos recicláveis e através do mercado, vendem de volta o material usado para o produtor transformá-lo em novo
produto.

O símbolo de reciclagem é como um grande círculo, sendo o grupo mais poderoso no processo, o Consumidor ou seja, VOCÊ! Há uma grande diferença entre produto RECICLÁVEL e o RECICLADO.

O símbolo de reciclável é impresso em produtos possíveis de serem reciclados.

Fotos







fotos mandadas pela aluna Mayara Batista!

DESTINO DO LIXO


•Resíduo Descartado Sem Tratamento:

Caso o lixo não tenha um tratamento adequado, ele acarretará sérios danos ao meio ambiente:

1º - POLUIÇÃO DO SOLO: alterando suas características físico-químicas, representará uma séria ameaça à saúde pública tornando-se ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças, além do visual degradante associado aos montes de lixo.

2º - POLUIÇÃO DA ÁGUA: alterando as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, associado com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resíduos.

3º - POLUIÇÃO DO AR: provocando formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os mesmos.

Resíduo descartado com tratamento:

A destinação final e o tratamento do lixo podem ser realizados através dos seguintes métodos:

· Aterros sanitários (disposição no solo de resíduos domiciliares);
· Reciclagem energética (incineração ou queima de resíduos perigosos, com
reaproveitamento e transformação da energia gerada);
· Reciclagem orgânica (compostagem da matéria orgânica);
· Reciclagem industrial (reaproveitamento e transformação dos materiais
recicláveis);
· Esterilização a vapor e desinfecção por microondas (tratamento dos resíduos
patogênicos, sépticos, hospitalares).

OBS.-Programas educativos ou processos industriais que tenham como objetivo a redução da quantidade de lixo produzido, também podem ser considerados como formas de tratamento.

O que é resíduos sólidos?

De uma forma mais simples, resíduo sólido é LIXO resultante das atividades diárias do homem em sociedade. Pode encontrar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Como exemplo de lixo temos as sobras de alimentos, embalagens, papéis, plásticos e outros.

A definição de LIXO como material inservível e não aproveitável é, na atualidade, com o crescimento da indústria da reciclagem, considerada relativa, pois um resíduo poderá ser inútil para algumas pessoas e, ao mesmo tempo, considerado como aproveitável para outras.

Segundo o critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:

· Doméstico: gerado basicamente em residências;
· Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;
· Industrial: gerado por indústrias (classe I, II e III);
· Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
· Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.


fonte: http://www.ecolnews.com.br

Projeto Cidade Sustentavel

Projeto escolar proposto por nossa escola: Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia.
Sendo assim, cada turma ficou com um tema especifico, esse blog é destinado a turma 1°J e nosso tema é RESÍDUOS SÓLIDOS. Postaremos reportagens, informações e etc interessantes sobre esse tema e mostraremos que nos jovens e adolescentes também nos importamos com nossa cidade.

Para entrar em contato com nossos moderadores e com a turma mande um e-mail para: residuossolidos414@hotmail.com
Não esqueçam de comentar e responderemos todos os comentarios que houver perguntas ou questionamentos!